segunda-feira, 26 de março de 2012

Comer de 3 em 3 horas? Porque?

Muitas pessoas acreditam que quanto menos refeições fizerem ao longo do dia melhor será o processo de eliminação de peso corporal. Mas... Ao contrário disso, grandes intervalos entre as refeições e dietas muito restritivas não emagrecem!
Quando ficamos muitas horas sem comer, o corpo entende que as reservas de energia estão se esgotando e entra em um modo econômico de gasto de energia para manutenção das funções vitais, ou seja, desacelera o metabolismo. Por outro lado, comendo de forma adequada e em horários regulares (3 em 3 horas) evitamos a fome e estimulamos o metabolismo a manter-se ativo, evitando assim o acúmulo de gordurinhas indesejáveis.
A regularidade no horário das refeições favorece o emagrecimento gradativo e os resultados são duradouros, pois a alimentação fracionada evita que o organismo armazene energia para suportar longos intervalos de jejum. Isso impede que o seu corpo faça a reserva energética, já que ele compreende que você terá alimento constantemente para ele processar.
VANTAGENS DE  SE ALIMENTAR NA HORA CERTA.
  1. Metabolismo ativo: comer faz gastar calorias para digerir o alimento. Esse gasto aumenta sempre quando o organismo começa o processo digestivo. Comendo de 3 em 3 horas você vai fazer seu corpo reiniciar o processo digestivo de 5 a 6 vezes no dia, queimando mais calorias.
  2. Gordura abdominal: a ansiedade que a fome provoca faz com que seu organismo libere altas concentrações do hormônio cortisol que está associado ao acumulo de gordura na região abdominal. Esse acúmulo pode acarretar no desenvolvimento de doenças metabólicas.
  3. Saciedade: ao se alimentar a cada três horas, seu organismo vai satisfazer-se com menos comida (porções menores), vai ingerir menos calorias e vai regular os picos de insulina (hormônio que carrega a glicose do sangue para dentro das células). Insulina em excesso (hiperinsulinemia) favorece o acúmulo de gordura corporal e gera mais vontade de comer.
Fazendo pequenos lanches entre as grandes refeições, como a colação (entre café da manhã e almoço) e o lanche da tarde (entre almoço e jantar), respeitando o intervalo de 3 horas entre elas, mantemos o fornecimento adequado de nutrientes para o organismo. Basta tomar um suco, uma vitamina, um iogurte ou comer uma barrinha de cereal nos intervalos entre as refeições. Pode ainda carregar na bolsa, no carro ou deixar no escritório, sucos e água de coco de caixinha, queijos em embalagens individuais, biscoitos integrais, frutas secas ou desidratadas sem açúcar, mix de castanhas, barrinha de sementes (linhaça com gergelim ou linhaça com quinua), etc.

Alimente-se de forma equilibrada e regrada. Sua saúde agradece!

Um comentário: